Entrevistada: Jéssica Luana Reinholz, 17 anos (descendente de pomeranos). Melgaço, Domingos Martins.
Melgaço – Berço da cultura Pomerana em Domingos Martins
Visita realizada em 30/07/2011
Em entrevista, Jéssica conta que a família inteira mantinha língua pomerana, os costumes, a tradição, a culinária, a arrumação das casas.
Na culinária é bem diversificada e saborosa, como sopa de ameixa e pêssego; pão de milho, biscoito caseiro, bolo ladrão (assado com goiabada). Geralmente o bolo ladrão e os biscoitos são feitos nas épocas de festivas como o natal e a páscoa.
Na páscoa usa-se ornamentar as casas, com ninhos enfeitados com flores de quaresmeira, onde são colocados os ovos de galinha cozidos e pintados a mão. E quando é possível colocam também alguns ovos de chocolate.
Jéssica relata que é importante cultivar a cultura pomerana para que não se perca os valores e para lembrar que pertencem a esta cultura. “Pretendo continuar mantendo a cultura pomerana quando tiver meus filhos, sou orgulhosa por ser pomerana e manter os ensinamentos dos meus pais, preservando assim nossa cultura.
Em um dos seus relatos Jéssica afirma ter sofrido preconceito. “Quando fui para Juatuba, próximo a Itarana percebi o preconceito das outras pessoas, quando conversando com o meu pai em pomerano, todos ficaram olhando assustados e fazendo comentários uns com os outros.
Em outro relato Jéssica fala sobre a experiência na escola e as dificuldades enfrentadas por falar diferentes dos demais colegas. “Quando comecei a estudar, com 6 anos a professora não sabia falar em pomerano e eu sabia apenas me comunicar em pomerano. Como eu não sabia me comunicar em português, comecei a mastigar a tampa da caneta e o lápis, para que a professora entendesse que eu estava com fome. As primeiras palavras que a professora me ensinou a falar em português foi como pedir para ir ao banheiro e para falar que estava com fome”.
*Claudete Rodrigues
Claudia Santos Silva Padilha
Maria Carolina Nunes Siqueira
Claudia Santos Silva Padilha
Maria Carolina Nunes Siqueira
* Alunas do Curso de Pós Graduação em Políticas Públicas de Gênero e Raça – GPPGeR, pela UFES. A atividade faz parte da Avaliação Final do Módulo 01, Blogfolio. Foi realizada Visita à localidade de Melgaço Domingos Martins, em 30/07/2011, para conhecer a cultura e coletar dados para o trabalho.
Estou acompanhando o blog e tô gostando muito, vou ajudar a divulgar porque tá muito bom e e´importyante divulgar a cultura pomerana...
ResponderExcluir