Pomeranos

Pomeranos

O Espírito Santo é um estado que trás em sua história marcas de conquistas, sonhos, lutas e esperança, representada na jornada de vários povos que quando chegaram a essas terras, viram a possibilidade de uma nova forma de vida.
Um compositor capixaba retratou em seus versos que “o Espírito Santo é um porto de pátrias”. Reconhecendo assim a importância desse estado para tantas vidas que aqui chegaram, com diferentes histórias e origens.
O negro vindo da África, trazido a força para ser usado nos trabalhos pesados da lida com a terra, o europeu que veio na busca de oportunidades e a possibilidade de um pedaço de chão. São várias as histórias que dão significados a formação de um estado, com tantas conquistas e sonhos.
E o município de Domingos Martins, pela sua localização geográfica, responsável por um clima tropical de montanha e suas terras férteis, talvez tenha sido requisitos básicos para ser lugar de morada de um povo, que via em suas terras a possibilidade de uma nova vida.
[...] Os imigrantes germânicos, em sua maioria originários da extinta região da Pomerânia, vieram com a missão de ocupação de extensas porções de terras capixabas, até então desabitadas em função da política colonialista do Império Português de fazer a proteção das riquezas de Minas Gerais à custa do isolamento do Espírito Santo (Martinuzzo, 2009, p.6).
Homens e mulheres com fé e esperança chegaram às terras capixabas, com a experiência de um povo sofrido, acostumados com as dificuldades da roça, e sem medo do trabalho pesado, foram responsáveis pela formação de uma comunidade, ligados pelo mesmo passado histórico. Sua crença foi sem dúvida, o requisito básico, para que eles suportassem tanto sofrimento, nas promessas de um futuro melhor.
Claudia Santos Silva Padilha
Referência Bibliográfica
Martinuzzo, José Antonio. Germânicos nas terras do Espírito Santo.
Vitória: Governo do Estado do Espírito Santo, 2009.