Entrevistada: Aderlainy Fernanda Schroeder, 23 anos. Melgaço, Domingos Martins.
Melgaço – Berço da cultura Pomerana em Domingos Martins
Visita realizada em 30/07/2011
Aderlainy é professora da EMEF Gustavo Guilherme João Plaster dede 2007 e comenta que a Escola tenta fazer o máximo para preservar cultura pomerana. “Estamos sempre buscando atividades relacionadas à realidade deles, preservando a cultura e a língua por meio de atividades didáticas, festas e atividades recreativas. É importante preservar a cultura para que ela não acabe”. Principalmente devido à questão do preconceito, pois os pomeranos ainda são muito discriminados. E os próprios pomeranos têm preconceito com as pessoas da cidade.
A Prefeitura Municipal de Domingos Martins, por meio da Secretaria de Educação ofereceu a todos os educadores do município um curso de Educação no Campo, que foca a agricultura, a interculturalidade, a interdisciplinaridade, inclusão e outros. Esse curso trabalha as dificuldades encontradas por professor e aluno dessas regiões mistura de raças e culturas. A preservação da cultura e da agricultura local envolvendo projetos na escola. “Trabalhamos o auto-respeito entre os alunos”.
“Este curso vem enriquecendo o meu trabalho, ampliando o meu conhecimento e desenvolvimento como profissional”, diz Aderlainy. Para a comunidade é muito importante pois se mantém a cultura, os costumes e a preservação do local, pois os jovens permanecem na comunidade (não criam a ilusão de sair do seu local de origem para a cidade achando que é um lugar melhor).
“Hoje minha família não mantém a tradição das vestes, mas mantemos a língua, a culinária, as datas comemorativas pomeranas, como: o natal tem que ter o pinheiro, domingo de ramos com os galhos verdes, a ressureição de Cristo com pétalas de flores formando um caminho com o significado de Jesus levando a cruz. A páscoa é caracterizada pelos ovos de galinha enfeitados e em todas as casas da cultura pomerana são preparados ninhos para colocar os ovos. Meu pai, falecido em 2009, mantinha a tradição das vestes”.
“Eu e minha família nos sentimos orgulhosos em ser pomeranos”.
*Claudete Rodrigues
Claudia Santos Silva Padilha
Maria Carolina Nunes Siqueira
Claudia Santos Silva Padilha
Maria Carolina Nunes Siqueira
* Alunas do Curso de Pós Graduação em Políticas Públicas de Gênero e Raça – GPPGeR, pela UFES. A atividade faz parte da Avaliação Final do Módulo 01, Blogfolio. Foi realizada Visita à localidade de Melgaço, Domingos Martins, em 30/07/2011, para conhecer a cultura e coletar dados para o trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário