À partir dos anos 80 com a intensificação dos movimentos sociais as mulheres passaram a ter maior visibilidade no cenário do país, esses movimentos foram importantes para que a violência de gênero fosse entendida como problema social e político, onde então a prevenção contra a violência doméstica passa a existir.
As manifestações de violência encontram- se em todas as áreas e é importante não só destacá-las, mas também reconhecer a relação com os diversos aspectos da vida social. Porém, esse reconhecimento não é suficiente. O mais difícil é construir respostas em termos de políticas públicas que possam atuar efetivamente no combate e prevenção à violência contra mulher. O desafio para a atuação do poder público é construir instrumentos eficientes de ação que cheguem ao cotidiano das mulheres, isso é, que elas tenham um espaço efetivo de atendimento, de denúncia e de apoio em situações de violência.
Sabe-se que a porta de entrada para apontar os casos de violência de gênero se dá por vários meios, sendo alguns deles o agente comunitário de saúde, Assistência Social, Delegacias de Policia civil e militar. No entanto se faz necessária uma articulação entre os serviços e políticas públicas de atendimento integral às mulheres em situação de violência, envolvendo as áreas da saúde, justiça, segurança e assistência social. Os profissionais devem estar capacitados para ouvir a mulher e compreender que ela nem sempre faz o que deve e quer, mas sim o que pode. Essa visão mais ampla de atendimento pode facilitar a recuperação física e psicológica, com o desenvolvimento da auto-estima e da autoconfiança.
No município de Domingos Martins as condições de políticas públicas voltadas para esse público (Mulheres) são precárias, uma vez que não existe nem Delegacias Especializadas no antendimento a este público. É necessário a criação de uma Delegacia da Mulher, e investimento em capacitação para profissionais que atuam nesse cenário.
* Fabíola Trabach Dias é aluna do Curso de Pós Graduação em Políticas Públicas de Gênero e Raça – GPPGeR, pela UFES. A atividade faz parte da Avaliação Final do Módulo 04, Blogfólio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário