segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Jorge Amado é tema de projeto em escola de Domingos Martins


Aprimorar as competências lingüísticas dos alunos, trabalhar a cultura afro-brasileira e diminuir a evasão escolar. Estas são algumas das metas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedreiras, em Domingos Martins, para o segundo semestre do ano letivo. Para alcançar os desafios, um dos projetos educacionais que está sendo desenvolvido na escola é: “A mestiçagem e o racismo à brasileira em Jorge Amado”. O projeto prevê uma visita à Bahia e ainda a produção de um documentário. 

O objetivo é melhorar a capacidade de leitura, produção escrita e oral, e compreensão e interpretação, além de fazer com que os estudantes conheçam e valorizem todas as etnias que compõem a cultura brasileira. Cerca de 200 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio participam do projeto. 

O trabalho abrange cinco disciplinas: Língua Portuguesa (variedade linguística e produção de texto); Biologia (genética – o ser humano independe da cor); Filosofia (preconceito racial); Geografia (contexto social e mestiçagem na Bahia); e História (momento histórico que o autor escreveu algumas de suas obras). 

De acordo com a idealizadora do trabalho, a professora de Língua Portuguesa Lenice Garcia de Freitas, a interdisciplinaridade é importante “porque possibilita que os alunos estudem não somente a vida e a obra de Jorge Amado, mas verdadeiramente tudo que representa tanto para a cultura do nosso País quanto para nós como seres humanos”. 

Durante o desenvolvimento do projeto várias mostras culturais serão realizadas. As mostras servirão como preparativos para a culminância do trabalho, em novembro, em que pretendo levar os alunos à cidade natal de Jorge Amado, a Bahia, onde iremos produzir um documentário, ressalta Lenice. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário